Quando eu pensava em Marrocos, a única coisa que vinha à minha mente era o deserto do Saara, mas as belezas naturais que lá encontrei me surpreenderam! Comprei um pacote que já incluia duas noites de acomodação em Marrakech, um tour em grupo pelo interior do Marrocos e acampamento no deserto, com direito a passeio de camelo e refeições no deserto.
A caminho do deserto, passamos pela cadeia de montanhas Atlas, e pasmem: apesar de ser um país extremamente seco, há neve no topo de algumas montanhas! Apesar das curvas agoniantes, não há palavras para descrever a vista que tivemos ao longo do caminho.
Nossa próxima parada foi no Aït Ben Haddou, um vilarejo marroquino, considerado um oásis em meio ao deserto, por haver um riacho e alguma vegetação ao seu redor. A vila já serviu de cenário para o cinema diversas vezes, como em Indiana Jones, Gladiador, Cleopatra, A Múmia, o Príncipe da Pérsia, Game of Thrones e diversos filmes bíblicos.

As casas são construídas usando um tijolo especial, feito no local, com uma mistura de pedra, barro e palha. No telhado, são usados tijolos de barro e palha, como estes mostrados na foto abaixo. À medida que ocasionais chuvas caem na região, as casas são desgastadas e passam, então, a necessitar de alguns reparos na sua estrutura. Ainda hoje, existem famílias morando no local, sem energia elétrica ou saneamento.
Também visitamos o Estúdio Atlas, onde vimos o cenário (de gesso e isopor) de diversos filmes, como Asterix e Obelix, Gladiador, o Templo, Cleopatra e diversos filmes religiosos. O ingresso custou cerca de € 5.
Vais viajar e já queres deixar tudo organizado antes? Começa a planejar a tua viagem por aqui, sem pagar qualquer taxa a mais, muitas vezes ganhando descontos e ainda ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras, para trazer mais e mais dicas como estas!


Deixe um comentário