Deliciosos tours gastronômicos na Cockburn’s

Cada vez que eu visito a Cockburn’s eu aprendo mais sobre vinho e admiro mais a marca, não só pelo vinho maravilhoso que produzem, mas também pelo atendimento impecável durante as visitas! Recentemente, fiz dois tours muito especiais nas caves da Cockburn’s em Vila Nova de Gaia, e hoje vou contar sobre eles aqui: o picnic e a prova de Vinhos do Porto Vintage e queijos. Prepara-te para adicionar um tour gastronômico ao teu roteiro no Porto!

Primeiro, aproveitamos a chegada das temperaturas mais agradáveis para nos sentarmos no pátio da Cockburn’s e saborearmos as delícias que eles prepararam para o nosso picnic: diversos produtos frescos da região! Aliás, achei muito interessante a preocupação deles em promover outros produtores locais apresentando os produtos nesta cesta. E, como dizem por aqui, é de comer e chorar por mais!

O menu para 2 pessoas custa €32,00 e inclui pão, queijo, enchidos, vinhos (2 taças por pessoa), patê de bacalhau, fruta fresca e um delicioso chocolate recheado com creme de vinho do Porto! Dá uma olhada nesse menu: 🤤

Como a gente sempre quer mais de tudo que é bom, algumas semanas depois eu voltei para fazer outro tour: desta vez, foi uma prova de Vinhos do Porto Vintage, combinados com queijos. 

Se o Vinho do Porto já é único, o Vintage é uma categoria ainda mais especial! Vocês sabiam que  ele é feito apenas com as melhores uvas, colhidas em um ano em que as condições climáticas tenham sido favoráveis, e recebe a designação Vintage apenas se for aprovado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto? Pois é, na visita eu aprendi isso e muito mais!

O processo de produção difere-se por ser envelhecido por apenas 2 anos em balseiros (as pipas gigantes) e este contato reduzido com o oxigênio, bem como os sedimentos naturais do Vinho, permitem que este continue a amadurecer e mudar suas características, mesmo depois de engarrafado e passados muitos anos.

Antes de servir, o vinho do Porto Vintage deve ser decantado, para que sejam retirados seus sedimentos e libertados os seus aromas. Mesmo para leigos como eu, o processo de decantação é muito simples: basta transferir o vinho lenta e cuidadosamente para outro recipiente de vidro ou de cristal, sem deixar que os sedimentos também sejam transferidos! Caso não bebam a garrafa inteira em uma vez, pode-se conservá-la na geladeira por aproximadamente 1 semana (diferentemente dos outros tipos de vinho do Porto, que na geladeira podem ser conservados por até 2 meses). 

A Cockburn’s produz o vinho do Porto Vintage tipo “Quinta”, em que seleciona apenas as melhores uvas de uma determinada quinta para a produção, e também o vinho do ano, em que são selecionadas as melhores uvas de diversas quintas. Nesta prova, nós experimentamos o Vintage Quinta dos Canais 2010 combinado com um queijo de ovelha Nisa DOP, o Vintage Port 2007 harmonizado com um queijo de vaca São Jorge DOP, e o Vintage Port 2011 com um queijo de cabra Beiralacte. Admito que não sei escolher qual foi o meu preferido, mas como nos disseram, “é difícil dizer qual é melhor entre três Ferraris”! A visita à cave com a prova de Vinhos do Porto Vintage e queijos custa € 50,00 por pessoa e pode ser reservada aqui. Ah, importante lembrar que quem, no momento da reserva, indicar que vai fazer a visita à Cave de Vinho do Porto Cockburn’s por recomendação da @amandasemfronteiras ganha 10% de desconto!

Além da prova, um dos lugares mais impressionantes da visita é o armazém das pipas, a maior coleção de pipas de carvalho do Porto, com  capacidade de armazenar até 9 milhões litros de Vinho do Porto! Enquanto estão em pipas, o vinho evapora aproximadamente 2% por ano. Isto varia ao longo do tempo, no início pode chegar a 7%, e com o avançar dos anos ficar em torno de 1%). Como as pipas precisam estar sempre cheias, anualmente elas são abertas para serem completadas com o conteúdo de outra pipa do mesmo ano e qualidade. Interessante, não é? 

E então, qual tour tu queres fazer primeiro? Conta nos comentários e marca quem tu queres levar contigo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s