Coimbra é uma cidade lindinha, a meio do caminho entre Porto e Lisboa, e é destino de muitos brasileiros também, seja a turismo, estudo ou trabalho. Prepara o fôlego para algumas subidas e descidas e vem descobrir esta cidade comigo!
Sabiam que Coimbra foi capital de Portugal por dois séculos, até XII? Até o século XIX, a cidade era delimitada por uma muralha, mas as obras de desenvolvimento realizadas pelo Marquês do Pombal ampliaram a cidade para além das suas limitações. Em 2013, a Universidade de Coimbra, a Alta e a Sofia foram adicionadas à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Então, como já podem imaginar, Coimbra respira história e não faltam atrações para visitar!
o que fazer em coimbra
Alguns dos pontos indispensáveis no centro histórico são a Sé Velha, a Sé Nova, a Porta e Torre de Almedina, a Porta da Barbacã, o Palácio Sub-Ripas, a Torre da Contenta, a Torre de Anto, além do Mosteiro e a Igreja de Santa Cruz e da legendária Quinta das Lágrimas.
Um dos lugares que mais me encantaram em Coimbra foi a Praça Largo da Portagem, decorada com um monumento em homenagem a Joaquim António de Aguiar e a charmosa arquitetura dos prédios ao seu redor.

Chegar na Almedina, a parte Alta da cidade, exige algum esforço, seja para subir as suas escadarias ou colinas, mas a vista é recompensada: não deixes que a preguiça tome conta!

A Universidade de Coimbra foi fundada em meados do século XVI e logo tornou-se um ponto central da história da cidade. Assim, não se pode deixar de visitar o icônico Paço das Escolas. O acesso ao pátio é livre, mas para visitar a linda Biblioteca Joaquina, a Real Capela de São Miguel, o Paço Real, o Museu de Ciências e subir à torre da universidade o ingresso custa € 13,50 por pessoa (sujeito a descontos ou reduções caso não queiram visitar todas as áreas). Para ver os diferentes programas e escolher o que preferes, visita o site oficial.
Infelizmente não é permitido fotografar no interior da Biblioteca Joanina e da Real Capela de São Miguel, mas o site da Universidade de Coimbra disponibiliza algumas fotos, para deixar-nos curiosos para visitá-las!
O Paço Real era onde localizavam-se os aposentos do Rei de Portugal, quando em Coimbra. Do alto do prédio do Paço Real tem-se uma belíssima vista da cidade, incluindo a Sé Velha (à direita).

A Sala dos Capelos, também conhecida como Sala dos Grandes Atos, fica no interior do Paço Real e ali acontecem as principais cerimônias acadêmicas da Universidade de Coimbra e as provas dos doutorais.

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra não é tão grande quanto o do Rio de Janeiro, mas este refúgio verde no coração da cidade também é lindo e merece uma visita! Está localizado logo ao lado da Universidade, então é super fácil de encontrá-lo e não pode ficar de fora do roteiro!
Como chegar lá
Coimbra está mais ou menos ao meio do caminho entre o Porto e Lisboa, então é uma ótima ideia para quem deseja explorar mais cidades de Portugal, sendo facilmente acessível de trem, ônibus ou carro.
Explorando a região
Para quem gosta de história, recomendo também uma visita ao sítio arqueológico de Conimbriga, nos arredores de Coimbra. É um passeio muito interessante, que contempla um museu com artefatos e explicações históricas, além das ruínas da cidade, que são consideradas Patrimônio Cultural de Portugal. Conimbriga esteve habitada entre os séculos IX a.C. e VIII, inicialmente por indígenas, depois pelos romanos, até que foram invadidos e saqueados pelos bárbaros e suevos. Está aberto para visitação diariamente, entre das 10h às 19h (exceto em 01/01, domingo de Páscoa, 01/05 e 25/12) e o bilhete normal custa € 4,50 por pessoa.
Quem tiver tempo para descobrir mais das belezas da região, também recomendo um esticão até a praia de Figueira da Foz, a Serra da Lousã, as Buracas do Casmilo, as aldeias de Xisto e a doce cidade de Aveiro!
onde ficar hospedad@
O fim de semana em Coimbra foi de passeio e, também, de muito descanso! Para isso, o Vila Galé Coimbra foi o hotel perfeito para a minha estadia!
Não sei se gostei mais do café da manhã, do jantar, das piscinas ou do conforto do quarto! Acredita que até na academia eu fui? Mas só porque eu pude caminhar na esteira olhando para a piscina interna e mentalizando “só mais 5 minutos e eu me jogo nessa hidromassagem”! 😅 Dá uma olhada nas fotos do hotel!
onde comer
Outro ponto importante em qualquer viagem: onde e o que comer. Quando eu viajo, costumo fazer uma refeição em restaurante por dia, geralmente cedinho à noite, para experimentar pratos tradicionais. Durante o dia, eu gosto de explorar a cidade e acabo comprando um lanche ou uma daquelas saladas prontas em algum supermercado e vou comer em algum parque com uma vista legal. Em Coimbra não foi muito diferente, mas na noite de sábado, ao invés de comer pratos da gastronomia portuguesa, aproveitamos a noite italiana no restaurante do hotel Vila Galé Coimbra, com um buffet muito variado e música ao vivo!
O som da música italiana e o ótimo aspecto do buffet foram irresistíveis! Com um rico buffet de pratos quentes, queijos e sobremesas, e um espetáculo ao vivo, todos os sábado o Vila Galé Coimbra oferece una bellissima notte! Desliza para o lado para ver um pouquinho do buffet e da trilha sonora da noite!
Para quem quiser outras sugestões, adiciono aqui o ranking do Tripadvisor (que é o meu guia favorito na hora de planejar as minhas viagens). Podem adicionar vários filtros à pesquisa, para encontrarem os restaurantes mais recomendados para a sua preferência (de acordo com a opinião de pessoas que já experimentaram!).

Coimbra também é muito conhecida pelos doces conventuais, feitos especialmente à base de ovos, açúcar e amêndoas! Manjar branco, cavacas altas, pastéis de Santa Clara e barrigas de freira são apenas alguns dos famosos doces tradicionais de Coimbra. Curios@ para experimentar? Me conta nos comentários se já estiveste em Coimbra e como foi a experiência!