Roteiro – Bruxelas, Bruges e Amsterdã

Em nossa primeira viagem pela Europa, para comemorar o aniversário do Dudu curtimos 4 noites e 5 dias conhecendo 3 cidades, passando por Bélgica e Holanda.

Nosso lugar preferido foi Amsterdã, por ser uma cidade bonita e cheia de atrações. Bruges também é adorável, mas em apenas algumas horas já tínhamos conhecido a cidade inteira, pois é bem pequena. Mas também foi ótimo lagartear por lá! Bruxelas também foi legal de conhecer, mas no primeiro dia nos perdemos e caminhamos demais, o que foi um pouco estressante ao invés de divertido ou relaxante, e no outro dia eu estava gripada e acabamos não saindo à noite para tomar uma das famosas cervejas belgas.

Eu passei semanas pesquisando e planejando nosso roteiro, comprando ingressos para economizar tempo e dinheiro, salvando mapas que seriam úteis e alimentando a ansiedade! Assim chegamos ao seguinte roteiro:

DIA 1: Dublin → Bruxelas → Bruges

• Voo: Partimos de Dublin às 7:45 (os exagerados chegaram no aeroporto com 2h de antecedência, o que descobrimos ser tempo demais e desnecessário, e o nosso voo ainda atrasou 45 minutos). Chegamos em Bruxelas às 10:15 (aproximadamente 1h e 30 voando + 1h de alteração de fuso horário). Pegamos um táxi do aeroporto para o centro, porque nosso primeiro passeio começava às 11h e nós não sabíamos como funcionava o transporte público, nem tínhamos tempo para descobrir.
  • Passeio a pé gratuito – Bruxelas: Depois deste passeio, que foi super interessante, estávamos famintos, porque tomamos café da manhã às 4:30 e ainda não havíamos tido tempo de procurar alguma coisa pra comer. Depois de caminharmos um bocado e nos perdermos pelas ruelas de Bruxelas, acabamos encontrando o nosso bom e velho Mc Donald’s. De lá caminhamos 1h e 20 min até o próximo passeio (tudo para economizar ônibus, já que tínhamos pago um olho pelo táxi e não queríamos perder o outro olho também).
  • Mini-Europe: Depois de ter atravessado a cidade caminhando a gente encontra uma estação de trem (Heysel Station) bem na frente do parque… Mas voltamos caminhando também, sem pressa, para conhecer um parque que havíamos passado no caminho.
  • Trem para Bruges: Da Mini-Europe fomos direto para a estação Brussel Noord, pegar o trem para Bruges, onde passamos nossa primeira noite. Demoramos um pouco para nos entendermos com os horários dos trens, mas um senhor de boa alma nos mostrou onde precisávamos olhar a informação correta. Na Bélgica há dois idiomas oficiais: francês e dutch, e nenhuma placa estava em inglês. Isso dificultou um pouco nossa vida, mas até que conseguimos nos virar bem, já que o francês, assim como o português, é originário do latim, enquanto o dutch é muito similar ao alemão, que tem alguma coisa parecida com o inglês.
  • Snuffel Hostel Brugge: ficamos hospedados em um hostel, em quarto privado. Gostamos bastante da experiência, especialmente considerando o preço. O banheiro era compartilhado, mas não foi um problema porque estava vazio nas vezes em que fomos e o chuveiro era em um banheiro individual, totalmente isolado. Também havia a opção de quarto com banheiro privado, mas achamos que não valia a pena a diferença de preço, e não nos arrependemos da nossa escolha. O café da manhã era simples, mas não era ruim.

DIA 2: Bruges

• Dia em Bruges: Conforme detalhado no post sobre Bruges (link está acima), neste dia visitamos o Belfort Tower, Koningin Astrid Park, Minnewater Lake (Het Minnewater), Beguinage (Begijnhof) e perambulamos pela cidade. Estava incluso nos planos visitar o Burg, centro administrativo de Bruges, mas acabamos desistindo porque imaginamos que não seria interessante. Também queríamos ter visto a Basilica of the Holy Blood, mas não encontramos e acabamos visitando outra igreja que também era muito bonita (depois eu olhei o mapa e me dei conta de que era exatamente em frente ao Burg).
  • Trem para Bruxelas: ao fim da tarde pegamos o trem de volta para Bruxelas e nos dirigimos direto para o hotel, já que estávamos cansados e eu estava gripada.
  • Albert Hotel: o hotel era super simples, sem café da manhã, mas foi ótimo pela localização, já que ficava a 15 minutos caminhando da estação de trem Brussels-Noord, onde chegamos vindos de Bruges e onde pegamos o ônibus para Amsterdã no dia seguinte.

DIA 3: Bruxelas → Amsterdã

• Ônibus para Amsterdã (Eurolines): partimos de Bruxelas às 11:45 e chegamos em Amsterdã às 15h. No caminho o ônibus parou em Rotterdam e Antwerp. Chegando em Amsterdã pegamos um trem e fomos direto para o passeio de barco, que ficava em frente à Heineken Experience.
  • Passeio de barco pelos canais – Amsterdãeste passeio foi muito bom, obrigatório para quem está visitando a cidade.
  • Heineken Experience – Amsterdãassim que saímos do passeio de barco já fomos para o Heineken Experience, onde pudemos fugir da fila já que tínhamos comprado os ingressos online. Adoramos esta experiência e super recomendamos também!
  • Museu do Sexo: depois de bebermos umas cervejinhas, fomos caminhando para o centro. Nossa próxima parada não foi tão interessante e divertida como esperávamos. Na verdade o museu é bem pequeno.

• Red Light District: depois caminhamos pela famosa rua da prostituição, localizada no bairro De Wallen.
  • AirB&B: mesmo pesquisando e comprando com antecedência, o preço de hostel ou bed&breakfast estavam absurdamente caros. Assim, acabamos optando por uma acomodação diferente: alugamos um quarto na casa de moradores locais. Foi uma experiência muito interessante e acabamos gastando bem menos do que se tivéssemos escolhido outra opção. Tudo é intermediado pelo site AirB&B, onde estão disponíveis fotos da acomodação, informações do proprietário e os comentários de quem já se hospedou lá.

DIA 4: Amsterdã

• Passeio a pé gratuito – Amsterdãassim como em Bruxelas, em Amsterdã também fizemos um passeio a pé gratuito. O passeio terminou em frente à Anne Frank House, onde já entramos na fila para visitar.
  • Anne Frank House: com certeza o tempo de espera na fila foi recompensado. Saímos do museu profundamente tocados não só pela história da Anne, seus familiares e amigos, que dividiram o anexo durante 2 anos, mas também por refletirmos sobre a barbárie cometida contra tanto judeus. Há uma área, ao final da exposição, onde há citações de pessoas que visitaram o local. A frase da Emma Thompson foi a mais marcante para mim: “All her would-haves are our opportunities.” – “Todos os ‘terias’ dela são nossas oportunidades.”

• Vondelpark: após um passeio triste resolvemos contemplar a natureza visitando o parque Vondelpark, que fica aberto 24 horas.

• Iamsterdam: e é claro que não podíamos visitar Amsterdã sem irmos ao disputado letreiro, que fica na praça dos museus. Nós não quisemos visitar nenhum museu, mas contemplamos a arquitetura do Rijksmuseum.

Fazendo um balanço dos nossos gastos, no total gastamos € 678,46, com todas as despesas para os dois (não convertam pra reais!). Nós com certeza podíamos ter gasto menos em transporte, já que usamos muito táxi. Mas a verdade é que como tínhamos pouco tempo, queríamos aproveitar ao máximo ao invés de ficarmos perdendo tempo tentando descobrir como funcionava o transporte público.

PAGO ANTES DA VIAGEM GASTOS NA VIAGEM
Passagens aéreas Ryanair                 59,96
Ônibus Bruxelas – Amsterdã                 21,00
Ônibus Amsterdã – Bruxelas                 21,00
Trem (ida e volta) Bruxelas / Bruges                 24,00
Heineken Experience + Passeio de barco                 52,00
Hostel Bruges (1 noite – quarto privado, banheiro compartilhado / com café da manhã)                   6,00                 48,24
Hotel Bruxelas (1 noite – quarto e banheiro privado / sem café da manhã)                   8,40                 51,60
AirB&B Amsterdã (2 noites – quarto e banheiro privado / sem café da manhã)               133,00
Mini Europe                 29,00
Belfort (Belfry) Tower                 12,00
Anne Frank House                 18,00
Sex Museum                   8,00
Alimentação + Globinhos                 93,06
Transporte (usamos táxi 4 vezes e ônibus 2 vezes)                 93,20
TOTAL: € 678,46  €          325,36  €          353,10

Vai viajar e já quer deixar tudo organizado antes? Comece a planejar a sua viagem por aqui, sem pagar qualquer taxa a mais, muitas vezes estará ganhando descontos e ainda estará ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras, para trazer mais e mais dicas para você!

Banner- afiliados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )