Eslováquia: uma aula de história e cultura na Bratislava

A Bratislava não estava no meu roteiro inicial, mas incluí uma rápida parada de um dia, já que esta capital localiza-se no caminho, entre Budapeste e Viena. E que decisão feliz eu fiz! Esta acabou sendo uma das paradas mais especiais da viagem, não tanto pelos seus monumentos, mas, especialmente, pelo tanto que aprendi nessa visita.

Desde a primeira viagem na Europa, eu percebi como é importante conhecer a história e a cultura de um lugar, ao invés de apenas me encantar com as suas paisagens e pontos turísticos. Em algumas cidades, optei por passeios com ônibus turísticos, mas preciso admitir que não tem nada como fazer um tour a pé, guiado por pessoas locais. Esses passeios são essencialmente gratuitos, porém os guias trabalham na base das gorjetas, ou seja, ao final do tour, você pagará aquilo que considera justo para o serviço que recebeu e dentro das suas possibilidades. Foi esta a maneira que escolhi para, muito além de apenas visitar, de fato conhecer a Bratislava.

A querida guia Martina nos deu uma verdadeira aula de história sobre este país que completa 25 anos em 2018. A Eslováquia já passou pelo domínio de diversas outras nações e sofreu pela opressão comunista, mas foi com a paz que conquistou a sua independência e democracia. Foi muito, muito interessante escutar e refletir sobre o que nos foi contado!

Segundo a guia, durante a era comunista, o povo tinha emprego, moradia, comida e educação. Tudo isso era dado pelo governo, ao custo da liberdade de escolha e de expressão dos cidadãos: o próprio governo designava onde a pessoa ia morar, no que ia trabalhar, se podia ou não viajar e, como de praxe em um regime comunista, o que podia pensar ou expressar sobre o governo. E aí, já pensou o que você preferiria?

Parece algo tão absurdo, pensar que as pessoas viviam limitadas pelo governo há apenas 25 anos, mas eu tristemente tive que lembrar que ainda hoje, mesmo com todos os avanços que a humanidade teve no último século, isso existe no mundo. Pra mim, liberdade é um direito humano e as pessoas jamais deveriam ser privadas disso.

Apesar de a Eslováquia ser um país super jovem, seu povo tem uma cultura e tradições próprias, já que habitam esta região há séculos. É claro que, ao longo do tempo, sofreram alguma influência e hoje compartilham traços culturais com as nações vizinhas, como o extinto Império Austro-Húngaro, que dominou a região por muito tempo, e a atual República Tcheca, à qual foram aliados por duas vezes, formando a extinta Tchecoslováquia. Segundo a guia, foi justamente a proximidade cultural, de idioma e também geográfica, que fez com que a Eslováquia se aliasse à República Tcheca depois da 1ª Guerra Mundial, quando do colapso do Império Austro-Húngaro e, novamente, depois da 2ª Guerra Mundial, após a desocupação nazista.

Sobre a cultura eslovaca, a guia compartilhou algumas tradições um tanto curiosas! Durante a segunda-feira de Páscoa (sim, alguns países europeus fazem feriado de Páscoa na segunda-feira!), é tradição que os meninos visitem suas amigas mulheres, para atirar água e “bater” nelas com galhos de salgueiro. Essa história provocou certa estranheza e risos no nosso grupo, mas, segundo a tradição, isso significa que ele está desejando à felizarda boa saúde (ao atirar a água) e beleza (ao tocar os ramos na sua pele). Esta tradição é pagã, já que durante muito tempo a população não teve liberdade para seguir uma religião, mas atualmente a maior porção da população é católica. Eles também têm uma tradição curiosa que envolve o Natal, mas esta eu vou contar no meu próximo post, sobre Praga, porque ela é compartilhada pelos dois países!

Ficou curioso e quer saber mais sobre as belezas da Bratislava? Fica ligadinho que logo, logo eu vou compartilhar aqui sobre os lugares que conheci por lá e muito mais!

Vai viajar e já quer deixar tudo organizado antes? Comece a planejar a sua viagem por aqui, sem pagar qualquer taxa a mais, muitas vezes estará ganhando descontos e ainda estará ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras, para trazer mais e mais dicas para você!

Banner- afiliados

One thought on “Eslováquia: uma aula de história e cultura na Bratislava

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s