United Buddy Bears e o estereótipo brasileiro

Essa semana eu postei no Instagram sobre a exposição United Buddy Bears, que eu tive a oportunidade de visitar em Berlim. A exposição é composta por aproximadamente 140 ursos, representando as nações reconhecidas pela ONU. Cada urso foi pintado por um artista nativo, de modo a representar o seu próprio país. É uma bela mistura de cores, criatividade e cultura!

Este slideshow necessita de JavaScript.

O objetivo da exposição, que viaja o mundo inteiro, é justamente promover o conhecimento e compreensão entre os povos. Assim, os ursos estão todos posicionados de “mãos dadas”, simbolizando a paz, a tolerância e a união entre povos, religiões e culturas.

 

Nas fotos que eu postei, há ursos representando diversos países, mas eu propositadamente não postei o urso que representa o Brasil e aqui vou dizer o porquê. Não, eu não tenho o chamado “complexo vira-lata”, que desvaloriza a sua origem: meu motivo é exatamente o oposto disso! Tenho, na verdade, um forte problema com a imagem que nós brasileiros vendemos para o mundo, que é sempre a mesma. No exterior, somos o país do futebol, do samba, do carnaval, da caipirinha, das praias e da Amazônia (e também da prostituição e da criminalidade). Sim, é verdade que o Brasil tem tudo isso, mas também tem MUITO MAIS, e é isso que me incomoda. O Brasil é tão rico culturalmente, com uma diversidade gigantesca de raças, músicas, religiões, belezas, esportes, paisagens, comidas e muito, muito mais! Merecemos promover e celebrar a nossa diversidade, ao invés de insistirmos no mesmo estereótipo de sempre.

United Buddy Bear

Eu sou uma brasileira que não tem talento para esportes ou samba, mas minha mente é hiperativa. Eu adoro o POP ROCK brasileiro, mas, se for pra dançar, prefiro vaneirão ou funk. Tenho pavor de cachaça, então quero mesmo é uma caipirinha de vodca. No meu aniversário, preciso de bolo de negrinho com morango (vem aí as diferenças linguísticas entre as regiões, que também representam o nosso Brasil). Estranhamente para quem vê de fora e só conhece o Brasil tropical, no meu Brasil não é verão o ano inteiro.

Sou menos brasileira por isso? Não! Nem eu e nem milhares de outros brasileiros, que também têm características pessoais que fogem do estereótipo. Então, por que insistimos em vender uma única e mesma imagem? Quero mais é mostrar para o mundo a alegria, a incrível diversidade e todos os tipos de beleza do Brasil e do povo brasileiro!

Vai viajar e já quer deixar tudo organizado antes? Comece a planejar a sua viagem por aqui, sem pagar qualquer taxa a mais, muitas vezes estará ganhando descontos e ainda estará ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras, para trazer mais e mais dicas para você!

Banner- afiliados

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s