Viajar é muito mais que turistar

Pela primeira vez na vida viajei a lazer sozinha. Parti sozinha porque precisava repensar algumas coisas na minha vida e precisava de espaço e de tempo. Isso permitiu, além de me conectar comigo mesma, também me abrir para conhecer e conversar com outras pessoas, o que dificilmente acontece quando viajamos com companhia.

Enquanto tomava café-da-manhã no hostel, observei um senhor brasileiro de uns 50 e poucos anos conversando, em português, com um rapaz mais jovem, que claramente só falava espanhol. Era perceptível que havia uma certa dificuldade na compreensão mas, ainda assim, se comunicavam, e era isso o que importava.

Lá pelas tantas, o senhor ligou o tablet e começou a mostrar um vídeo sobre o Pará. O orgulho e a alegria dele em compartilhar aquilo com um novo conhecido me fez ter ainda mais orgulho da cultura e da amabilidade do povo brasileiro. Aliás, morando no exterior é que eu tive a oportunidade de conhecer mais brasileiros, do país inteiro, e ver que a nossa essência é sempre a mesma: somos feitos de alegria e de paz (e só de pensar nisso, já me dá uma alegria danada)!

Não perdi a oportunidade de puxar conversa com ele também, e quase acabei atrasada para o tour que eu havia agendado! 🙂 Comentei que havia observado a comunicação dele com o espanhol, e ele me respondeu que, há muitos e muitos anos, ele aprendeu a falar inglês, mas depois decidiu não usar mais, porque o nosso idioma materno faz parte de quem somos e ele não queria perder essa marca, usando um idioma estrangeiro. Achei engraçado, e isso me fez pensar como cada pessoa tem uma perspectiva diferente sobre a vida e sobre o que nos define.

Continuando a conversa, ele me contou que já tem os filhos criados e que ele não precisa, nem quer, mais do que um pouco de dinheiro para ir pagando os hostels pelo caminho. Para mim, mais do que o idioma, é isso que o define. Alguém que sabe viver, que tem a consciência de que o material é vazio e de que a vida é feita de experiências.

E é por isso que eu amo viajar, porque muito além de visitar pontos turísticos, nós sempre temos muito a aprender, sobre os lugares, sobre as pessoas e sobre nós mesmos. Bora embarcar nessa?

Vai viajar e já quer deixar tudo organizado antes? Comece a planejar a sua viagem por aqui, sem pagar qualquer taxa a mais, muitas vezes estará ganhando descontos e ainda estará ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras, para trazer mais e mais dicas para você!

Banner- afiliados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s