Capela dos Ossos: ouse entrar!

Foi a Capela dos Ossos que despertou a minha curiosidade de conhecer a pequena cidade de Évora, localizada na região do Alentejo, em Portugal. A Capela foi construída no século XVII, por três frades franciscanos, com o intuito de lembrar-nos da transitoriedade e fragilidade da vida. Como já avisa a frase inscrita na porta de entrada: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Estima-se que, nas suas paredes, hajam cerca de 5 mil caveiras, que foram retiradas dos mais de 40 cemitérios que existiam na época e que ocupavam grande área da região.

capela dos ossos Évora

Um dos poemas expostos na capela, atribuído ao padre António da Ascenção Teles, completa a reflexão sobre a nossa passagem pela Terra:

Aonde vais, caminhante, acelerado?
Pára… não prossigas mais avante;
Negócio, não tens mais importante
Do que este, à tua vista apresentado.

Recorda quantos desta vida tem passado,
Reflecte em que terás fim semelhante,
Que para meditar causa é bastante
Terem todos mais nisto parado.

Pondera, que influído d’essa sorte,
Entre negociações do mundo tantas,
Tão pouco consideras na morte;

Porém, se os olhos aqui levantas,
Pára… porque em negócio deste porte,
Quanto mais tu parares, mais adiantas.

capela dos ossos Évoracapela dos ossos Évora

Além de todo o seu “revestimento” de ossos, na capela também estão localizados os corpos de um homem e de seu filho que, segundo a lenda, permaneceram “conservados” devido à maldição lançada pela mãe da criança. Diz-se que a mulher era maltratada pelo filho e o seu esposo não fazia nada para impedi-lo, por isso, no seu leito de morte, ela teria rogado-lhes a praga “Que a terra de vossas sepulturas não vos desfaça”.

capela dos ossos Évora

Apesar de ser uma visita um tantinho macabra, adoro conhecer lugares tão diferentes como esse! Ao comprar o ingresso para visitar a Capela dos Ossos, você também terá acesso ao Núcleo Museológico, à Galeria de Presépios e ao Terraço Panorâmico, além da Igreja de São Francisco. Para saber mais sobre horários e preços, acesse o site oficial, clicando aqui.

 

 

Esta é uma das muitas coisas incríveis que Portugal tem a oferecer, entre tantos lugares, oportunidades e qualidade de vida! Você também sonha em morar em Portugal? Então entre já em contato para saber mais sobre os serviços oferecidos pelo nosso parceiro de Consultoria Internacional. Com escritórios no Rio de Janeiro e no Porto, a equipe de profissionais do Passaporte Portugal oferece assessoria em processos de cidadania portuguesa, bem como de migração ou investimento em Portugal.

Vai viajar e já quer deixar tudo organizado antes? Comece a planejar a sua viagem por aqui, sem pagar qualquer taxa a mais, muitas vezes estará ganhando descontos e ainda estará ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras, para trazer mais e mais dicas para você!

Banner- afiliados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s