Castelo de Neuschwanstein: o queridinho da Alemanha

Na sequência do roteiro e o que fazer na região da Baviera, no sul da Alemanha, hoje vamos ao icônico Castelo de Neuschwanstein! O castelo fica nas redondezas de Füssen, então antes de visitá-lo, sugiro dar uma passadinha por esta charmosa cidade também!

Este castelo ficou famosíssimo por ter inspirado a criação do Castelo da Cinderela e por ser verdadeiramente impressionante, decorando a paisagem, no topo de uma montanha. Foi construído na segunda metade do século XIX, a pedido do Rei Ludwig II da Baviera.

Curioso é que, ao invés de ter sido projetado por um arquiteto, o castelo foi desenhado por Christian Jank, especialista em cenários teatrais. Além disso, diversas de suas salas são dedicadas a composições de Wagner, o que demonstra o espírito artístico do rei. O rei era um verdadeiro sonhador, filósofo e apaixonado pela arte, o que acabou distanciando-o dos seus compromissos como monarca e da própria realidade. Dedicou a sua vida à construção deste castelo, e gastou tanto dinheiro na obra que acabou sendo declarado louco e retirado do poder, em 1886. No dia seguinte, foi misteriosamente encontrado sem vida, assim como o psiquiatra que havia assinado a declaração de sua insanidade. Sete anos após o seu falecimento, o seu sossegado refúgio foi aberto ao público, e atualmente recebe cerca de 1.4 milhões de visitantes por ano, segundo o site oficial.

O acesso ao pátio do castelo é livre e gratuito, porém é preciso pagar para visitá-lo por dentro. Como essa atração é movimentadíssima, recomendo que reservem os ingressos previamente no site oficial, para não terem que esperar por horas na fila e depois mais algumas horas até o horário agendado para a visita guiada! Nós não estávamos com muita paciência para esperar, então só passeamos ao redor, e já foi o suficiente para ficarmos encantados! Aliás, já ouvi dizer que o exterior do castelo é muito mais impressionante e bonito que o seu interior, mas não posso afirmar se isso é verdade ou não, porque além de não tê-lo visitado por dentro, também não vi muitas fotos, já que é proibido fotografar no tour pelo castelo…

Já no lado de fora, as fotos estão liberadas! Aliás, diz-se que este é o edifício mais fotografado da Alemanha e eu acredito, porque ele é mesmo muito fotogênico (e cheinho de turistas)! 😄

A vista para o Castelo de Hohenschwangau e o lago Alpsee, em meio às montanhas, completa essa fantástica paisagem!

O Castelo Hohenschwangau foi construído pelo pai do Rei Ludwig II, o Rei Maximilian II da Baviera, em 1837, sobre as ruínas de uma antiga fortaleza, do século XII. O Rei apaixonou-se pela beleza natural da região e fez deste Palácio a residência de verão da sua família.

Recomendo que dêem uma caminhadinha até a Marienbrücke, para que possam ter essa linda vista do castelo em meio ao vale (mas preparem-se para a fila, porque a ponte fica superlotada)! Aliás, é tão cheia que dá até um certo medinho de andar por lá e aquilo não aguentar o peso e mergulhar direto na cascata! Ah, e no inverno esta ponte pode estar temporariamente fechada por questões de segurança, devido ao mau tempo.

Gostaste do roteiro e dicas? Me conta aqui se tu gostarias de conhecer essa linda região da Alemanha!

** Este post contém links para sites afiliados. Ao comprar serviços oferecidos por estes sites, tu não pagarás nenhuma taxa a mais, muitas vezes ganharás descontinhos e ainda estarás ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras a trazer mais e mais dicas pra ti! Este site parceiro não manipula a minha opinião sobre a experiência que relatei neste post ou sobre o serviço oferecido. Recomendo apenas o que uso e confio, para ajudar no planejamento e organização da tua viagem! **

Banner- afiliados