Cockburn’s: qualidade dos vinhos aos serviços!

Quando vim morar em Portugal, eu não gostava de vinho, mas caí no lugar certo para aprender e tomar gosto: no Porto, a terra dos vinhos fortes e doces! Por isso, uma das minhas principais recomendações para quem vem ao Porto é conhecer uma das caves de vinho que se espalham por Vila Nova de Gaia (a cidade que divide as margens do Rio Douro com o Porto).

Visita às Caves

Recentemente, visitei as Caves Cockburn’s e ADOREI a experiência! Eu já havia visitado outras anteriormente, no Porto, na Argentina e no Uruguai, mas essa ganhou o topo da minha lista de favoritas! E essa opinião não é só minha, porque a avaliação da Cockburn’s no Tripadvisor é 4,5/5, sendo este um dos passeios mais recomendados em Vila Nova de Gaia!

O tour passa pelo museu, o armazém, a tanoaria (onde, durante a semana, podemos ver os tanoeiros trabalhando na recuperação dos barris), a sala de provas e a lojinha.

Durante todo o percurso, somos acompanhados por um guia que vai explicando tudinho e esclarecendo todas as dúvidas. As visitas guiadas estão disponíveis em diversos idiomas, como português, inglês, espanhol, francês e italiano, e todos com quem conversei foram muito simpáticos e atenciosos!

E o que falar sobre a deliciosa prova de Vinhos do Porto Cockburn’s? Os vinhos produzidos pela marca são: Fine Ruby, Tawny e White, Late Bottled Vintage, 10-year-old Tawny, 20-year-old Tawny, Quinta dos Canais Vintage Porto, Cockburn’s Vintage Porto e, o mais reconhecido da marca, o Special Reserve, feito a partir das melhores uvas da Quinta dos Canais e que matura por longos anos em barris de carvalho, adicionando a este vinho um sabor totalmente único e especial.

Em relação às provas de vinho do Porto, as opções variam entre € 15 e € 50 por pessoa, sendo, em cada uma delas, oferecidas diferentes opções de vinhos. A prova clássica é a mais acessível, seguida pela Premium, Super Premium, Vintage Tasting, Symington Tawny Tasting (que inclui vinhos de outras marcas do grupo) e Cockburn’s Tasting, com 06 diferentes tipos de vinhos especiais da marca. Todas estas opções têm 10% de desconto se disseres que foste à Cockburn’s por recomendação da Amanda Sem Fronteiras!

História da Empresa

A qualidade do vinho tem sido a prioridade da Cockburn’s desde a sua fundação, em 1815, pelos escoceses Robert e John Cockburn, até os dias atuais. A empresa permaneceu familiar até o século XX e, neste período, os Cockburn envolveram-se com outras famílias de referência na história do vinho do Porto, como Wauchopes, Smithes, Teages e Cobbs. Tempos depois, a empresa foi vendida a uma multinacional e, em 2006, passou ao controle da tradicional família Symington, também detentora das marcas Graham’s, Dow’s, Warre’s, Quinta do Vesúvio, Altano Douro, P+S e Quinta do Ataíde. A família Symington é, sem dúvidas, referência neste setor, já que a sua experiência remonta ao início da história do Vinho do Porto e vem sendo transmitida por gerações desde então.

É a maior cave em madeira de Vila Nova de Gaia, e a quantidade de barris ali estocados é realmente impressionante! O espaço do museu foi recentemente renovado para melhor receber seus visitantes, e a coleção relata a história da Cockburn’s através de documentos, fotos, pinturas, garrafas e outros objetos. Toda a coleção é interessante, mas alguns dos itens que mais me impressionaram foram a coleção de desenhos do Barão de Forrester, uma figura icônica na história do Vinho do Porto e da região do Douro. Uma visita imperdível para quem vem à região do Porto e Vila Nova de Gaia!

Horários e Marcação da Visita

Entre 01 de abril e 31 de outubro, a cave da Cockburn’s está aberta para visitação entre as 9h30 e as 18h (último tour às 17h30). Já em baixa temporada, entre 01 de novembro e 31 de março, as visitas encerram 30 minutos mais cedo. Aberta diariamente, exceto 25 de dezembro e 01 de janeiro. Em 24 de junho, o famoso feriado de São João no Porto, as visitas iniciam às 13h.

Não percas tempo e faz já a tua reserva via cockburnslodge@cockburns.com, recebendo 10% de desconto por seguires a recomendação da Amanda Sem Fronteiras! Bom passeio!

One thought on “Cockburn’s: qualidade dos vinhos aos serviços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s