Roteiro imperdível pelo País Basco

O País Basco, ou Euskadi, no idioma basco, arranca suspiros e um pedaço do coração de quem o visita! Localizada no norte da Espanha, esta região oferece um mix completo de paisagens exuberantes, cidades modernas, arte, praias e belos centros históricos, além de cultura e história próprias. Vem conhecer a região comigo?

História e Cultura

Ao viajar pelo País Basco, facilmente esquecemos que estamos na Espanha, já que a região tem características singulares, em sua cultura e história. Desde o fim do século XIX, o movimento nacionalista basco cresceu até o surgimento, em 1959, do grupo separatista radical ETA, responsável por diversos episódios violentos. Felizmente, em 2011, o grupo declarou o fim definitivo da sua atividade armada, optando por avanços de forma democrática e diplomática.

Melhor forma de explorar a região

Nós fizemos a viagem completa de carro a partir do Porto, mas quem preferir encurtar um pouco a viagem, pode optar por voar para Bilbao ou San Sebastián. A partir daí, a melhor forma de explorar a região é, sem dúvidas, de carro. Para economizar na tua roadtrip, usa o cupom IABRL15 e garante 15% de desconto no aluguel de carro com a Centauro (válido até fim de 2020 – extras não incluídos)!

Roteiro (de quantos dias quiseres)!

Vamos direto ao assunto: vem aí o roteiro completo com as cidades imperdíveis na tua roadtrip pelo País Basco!

Bilbao
O que fazer em Bilbao

Bilbao oferece todo tipo de atrações: desde o antigo ao moderno. Reserva pelo menos 2 dias na cidade, e não deixa de:

* Visitar o Museu Guggenheim;

* Puppy, o maior e mais adorável filhote de cachorro que já vi, obra do artista norte-americano Jeff Koons;

* Maman, a aranha de 10 metros de altura, criada pela artista Louise Bourgeois em homenagem à sua mãe, por considerar que as aranhas são inteligentes, amigáveis e protetoras (já que nos livram dos mosquitos 😆);

* Perder-se pelo Casco Viejo, passando pelo Teatro Arriaga, diversas igrejas e ruelas fofas;

* Caminhar ao longo do Rio Nervión;

* Comer Pintxos no Mercado Da Ribeira.

Onde ficar em Bilbao

Ficamos hospedados no Cosmov Bilbao Hotel e tivemos uma experiência excelente! Super bem localizado (pertinho do Museu Guggenheim), com quartos muito confortáveis e uma equipe muito simpática, fomos surpreendidos com vários pequenos mimos. Além disso, adorei ver a preocupação do hotel com a sustentabilidade, como mostrei para vocês nos Stories (salvos no Insta). Entrem em contato com o hotel e aproveitem o desconto de 15% com o cupom “ASM” e depois me contem se a experiência de vocês também foi fantástica!

View this post on Instagram

Bilbao oferece todo tipo de atrações: desde o antigo ao moderno. Reservem pelo menos 2 dias na cidade, e não deixem de conhecer: * Visitar o Museu Guggenheim; * Puppy, do artista norte-americano Jeff Koons; * Maman, aranha da artista Louise Bourgeois; * Perder-se pelo Casco Viejo, passando pelo Teatro Arriaga, diversas igrejas e ruelas fofas; * Caminhar ao longo do Rio Nervión; * Comer Pintxos no Mercado Da Ribeira. 🛌 Ficamos hospedados no @cosmovbilbaohotel e tivemos uma experiência excelente! Super bem localizado (pertinho do Museu Guggenheim), com quartos muito confortáveis e uma equipe muito simpática, fomos surpreendidos com vários pequenos mimos. Além disso, adorei ver a preocupação do hotel com a sustentabilidade, como mostrei para vocês nós Stories. Se forem a Bilbao, aproveitem o desconto de 15% com o cupom "ASM" no Cosmov e depois me contem se a experiência de vocês também foi fantástica! 🇺🇸 Bilbao offers all kinds of attractions: from the old to the modern. Stay at least 2 days in the city and don't miss out: * Visit the Guggenheim Museum; * Puppy, by American artist Jeff Koons; * Maman, huge spider by artist Louise Bourgeois; * Get lost in Casco Viejo, passing by the Arriaga Theatre, many churches and cute alleys; * Walk along the Nervión River; * Eat Pintxos at the Ribeira Market. 🛌: We stayed at @cosmovbilbaohotel and had a great experience! Super well located (close to the Guggenheim Museum), very comfortable rooms and very friendly staff, who surprised us with several small treats. In addition, I loved seeing the hotel's concern for sustainability, as I showed you in the Stories. If you visit Bilbao, enjoy 15% off with the coupon "ASM" at Cosmov and then tell me if your experience was as fantastic as mine! 📷 @perezpic 👟 @actvitta_oficial #AmandaSemFronteirasPaisBasco #AmandaSemFronteirasEspanha #dicasdeviagem #hotel #roadtrip #bilbao #basquecountry #euskadi #paisbasco #travelgram #photooftheday #streetart #instaviagens #instatravel #travelgirlsgo #tourpelomundo #missaotv #2018bestnine #actvitta

A post shared by 🌍 Viagem | Viver em Portugal (@amandasemfronteiras) on

Portugalete

A ponte suspensa Bizkaiko Zubia (em basco) ou Puente de Vizcaya (em espanhol) é tão única que tornou-se uma atração turística e foi apontada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, então vale a pena dirigir 20 minutos de Bilbao para vê-la. O que a torna tão interessante é que, ao invés de ser uma ponte mais alta ou levadiça, há uma plataforma suspensa, que se desloca de um lado a outro, por uma distância de 160m. Desde 1893, esta ponte suspensa transporta pedestres, veículos e carga entre Portugalete e Las Arenas, muito similar às balsas existentes no Brasil, usadas na travessia de rios.

San Juan de Gaztelugatxe

Reza a lenda que quem visita a capela dedicada a São João Batista, localizada neste pequeno ilhéu, e toca o sino três vezes tem o seu desejo realizado. Eu acabei desistindo do meu desejo no meio do caminho, porque a caminhada até lá não é fácil (não recomendo para idosos, crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, por a subida é realmente pesada). Para a alegria de quem não quer ir até a capela construída no século X, há um miradouro no meio do caminho, então já conta para ter a vista da costa.

Urdaibai

Urdaibai é uma Reserva Natural da Biosfera, com mais de 220km² protegidos, que serve de abrigo para repouso e hibernação de diversas espécies de aves migratórias. Para os interessados em observação de aves, é possível visitar o Urdaibai Bird Center e aprender também com as pesquisas desenvolvidas sobre as aves, seus habitats e ciclos migratórios. Mais informações disponíveis no site oficial.

Gernika

Visitar Gernika-Luno foi reviver as aulas de arte da escola. Lembro-me de assistir a um filme sobre a vida de Picasso e ter ficado marcada pela obra que leva o nome da cidade, já que representa o caos e a dor após o bombardeamento, em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. Esta pequena cidade merece uma rápida visita, para passear pelo centro histórico, pelo parque Gernikako Arbola e observar a reprodução do famoso mural de Picasso, representado em um dos muros no centro da cidade.

San Sebastián

San Sebastián, ou Donostia, é outra das pérolas do País Basco, que merece uma estadia mais longa, para que se possa curtir tudo que essa doce cidade tem a oferecer: a perfeita união das belezas naturais da costa basca e dos encantos da arquitetura da cidade histórica.

Preciso admitir que saí de lá com uma vontade enorme de visitar novamente no verão, para curtir suas praias, então já fica a dica: aproveitem o verão europeu para curtir ao máximo este roteiro!

O que fazer em San Sebastián

Para conhecer a cidade, nada melhor do que um passeio a pé pela Playa de La Concha e pela Parte Vieja: não deixem de passar pela Basílica de Santa María del Coro, pela Plaza de la Constitución, pela Donostiako Udala (a prefeitura de San Sebastián), e pelos jardins Alderdi Eder e Gipuzkoa Plaza.

Outra bela caminhada em San Sebastián é ao longo do Paseo Nuevo, um calçadão que une as praias de La Concha e Ondarreta, onde poderão ver as esculturas Peine del Viento, do artista basco Eduardo Chillida.

A vista do alto do Monte Igueldo também é outro ponto imperdível em San Sebastián! Não achas?

Onde ficar em San Sebastián

Em San Sebastián, ficamos hospedados no Casual de Las Olas e tivemos uma ótima experiência. Este hotel faz parte de uma rede de hotéis temáticos na Espanha e em Portugal, sendo cada um deles único (este tinha um clima litorâneo: fiquei super curiosa para conhecer outros)! Dá uma olhada nessas fotos!

View this post on Instagram

"As melhores coisas na vida geralmente são encontradas quando você não está procurando". E não é verdade? Bora deixar a vida nos surpreender! 💙 🛌 San Sebastián é perfeita para os apaixonados por praia, e o clima litorâneo invadiu até o hotel onde fiquei: o hotel temático Casual de Las Olas, da rede @casualhoteles! Os quartos são lindos, muito novinhos e confortáveis, o café da manhã 🔝 e o pessoal muito prestativo. Ah, e a rede tem hotéis nas principais cidades da Espanha e de Portugal: cada um com um tema diferente. Desliza para o lado para ver mais fotos! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🇺🇸 "The best things in life are usually found when you aren't looking for them." And isn't it true? Let's allow life to surprise us! 💙 🛌 San Sebastián is perfect for beach lovers, and the coastal climate has invaded even the hotel where I stayed: the thematic hotel Casual de Las Olas, part of the chain @casualhoteles! The rooms are beautiful, new and comfortable, the breakfast is 🔝 and the staff very helpful. Oh, and the chain has hotels in major cities in Spain and in Portugal: each one with a different theme. Swipe for more photos! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 📷 @perezpic #AmandaSemFronteirasPaisBasco #AmandaSemFronteirasEspanha #casualhoteles #dicasdeviagem #sansebastian #donostia #roadtrip #basquecountry #euskadi #paisbasco #travelgram #hotel #dicadehotel #picoftheday #beach #praia #instaviagens #instatravel #worldpictures #missaovt #hotelreview #roadlovers #besthotels #hoteltematico

A post shared by 🌍 Viagem | Viver em Portugal (@amandasemfronteiras) on

Pasai Donibane

Este vilarejo de pescadores me arrancou suspiros desde que vi as primeiras fotos não tinha dúvidas de que estaria no roteiro! A principal atração de Pasai Donibane é perambular pelas suas ruelas, então percam-se e encantem-se com essa fofura!

Vitoria-Gasteiz

Optamos por não parar em Vitoria e seguir viagem para outra região da Espanha, mas Gasteiz (como é conhecida em Basco) é outra cidade importante para ser considerada num roteiro, já que é a capital oficial do País Basco. As principais atrações da cidade são o seu centro histórico, com inúmeros prédios medievais, incluindo a muralha da cidade. Vale também visitar a Plaza de la Virgen Blanca, a Catedral de Santa María, a Casa del Cordon, o Parque de la Florida e apreciar a arte urbana.

Laguardia

Laguardia é outra das cidades que representa a diversidade do País Basco, já que é uma cidade medieval, cercada por muralhas e vinhas que dão origem ao famoso vinho de La Rioja. Infelizmente, nossa passagem por Laguardia foi rápida, já que não encontramos vagas de estacionamento, e por isso recomendo que planejem a visita a cidade pela manhã, que deve estar mais tranquila! Para os amantes de vinho, aproveitem para visitar alguma(s) das diversas vinícolas da região!

E então, agora me conta nos comentários o que achaste do roteiro e se já pensaste em conhecer esta bela região!

** Este post contém links para sites afiliados. Ao comprar serviços oferecidos por estes sites, tu não pagarás nenhuma taxa a mais, muitas vezes ganharás descontinhos e ainda estarás ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras a trazer mais e mais dicas pra ti! Este site parceiro não manipula a minha opinião sobre a experiência que relatei neste post ou sobre o serviço oferecido. Recomendo apenas o que uso e confio, para ajudar no planejamento e organização da tua viagem! **