10 atividades para tornar a quarentena positiva e produtiva

Oiê! Tudo bem com vocês? Espero de coração que sim!

Que, mesmo no meio do caos, ainda consigamos enxergar com olhos positivos: a solidariedade, o senso de responsabilidade e a preocupação com a saúde e o bem-estar coletivo, independentemente das fronteiras geográficas.

Vamos superar juntos o Covid-19 e sair disso mais fortes, ao invés de mais ansiosos e estressados? A escolha é nossa! Fiz uma lista de 10 atividades para tornar a quarentena positiva e produtiva!

1. Ler!

Para quem prefere leituras curtas, o blog tá cheio de artigos de lugares lindos e dicas, para continuarmos sonhando com o mundo, que logo vamos voltar a visitar!

Para os amantes dos livros, recomendo A Coragem de ser imperfeito (é a minha leitura do momento), A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, Adeus, China, O Menino do Pijama Listrado. Vocês recomendaram também: Sapiens, Ensaio sobre a cegueira, 100 anos de solidão e A Casa dos Espíritos. O que mais vocês recomendam?

2. Aprender algo novo

Há diversos cursos online gratuitos, liberados pela FGV online, Harvard, SENAI e Udemy, por exemplo, e o YouTube também tá carregadinho de conteúdo útil!

Eu tenho aproveitado o tempo para fazer diversos cursos da Rock Content, para aprender mais sobre o mundo do Marketing Digital e trazer um conteúdo cada vez melhor para vocês!

3. Exercitar o corpo e a alma

Nós já sabemos que exercitar o corpo e a alma é fundamental para equilibrar o nosso organismo, né? Entre os diversos hormônios liberados durante a atividade física, a endorfina estimula a sensação de bem-estar, controla a ansiedade e diminui o estresse, o cortisol trabalha a imunidade e a serotonina ajuda a regular o humor.

Diversas academias estão liberando vídeos de atividade física para ajudar na motivação (Fitness Hut, por exemplo) e há apps como o Insight Timer com meditação guiada. Que tal experimentar?

Além disso, é importante sabermos filtrar as informações que absorvemos e termos clareza sobre o que podemos fazer e controlar e o que não podemos, ou seja, que não adianta panicarmos a respeito.

Neste momento que estamos sendo atacados pelos noticiários, WhatsApp e redes sociais, com vídeos, informações (muitas vezes falsas) e notícias tristes sobre o COVID-19, vocês sabiam que existem sites só com notícias positivas? Conheçam: Good News Network e Positive News.

4. Desacelerar e Refletir

Quando imaginaríamos o que o mundo está passando no momento? Nós, que estamos habituados a correr, a querer mais e a nunca ter tempo para tudo que queremos, vimos o mundo inteiro gritar por ajuda, e do dia para a noite, nós mudamos. Agora, mais do que nunca, o mundo nos relembra que somos um e estamos todos ligados. O cuidado de um, salva a vida do outro.

Vamos aproveitar este período para conversar (mesmo que por vídeo-chamada), refletir, repensar, reinventar e valorizar a relação humana, a solidariedade e o nosso papel na sociedade.

5. Jogos

Podemos também aproveitar o tempo para jogar cartas ou jogos de tabuleiro com quem estivermos dividindo a quarentena, ou experimentar alguns jogos virtuais: a Secret City Trails liberou vários jogos gratuitos para continuarmos enxergando o mundo, mesmo que seja do nosso sofá!

6. Colocar em dia séries e filmes!

Já assistiram Parasita e outros indicados ao Oscar 2020?

Eu já maratonei a série Anne with an E e La Casa de Papel – Parte 4, e vocês? O que têm assistido?

7. Organizar e Doar

Rever tudo que está entulhado no armário, esperando a oportunidade de ser doado para quem precisa! Doar é um ato de amor!

8. Assistir aos shows (lives) dos artistas favoritos

Já pensou em assistir um show de casa, do teu sofá, sem uma multidão e pagando barato pela cerveja? 🙂

Então dá uma olhada nas redes sociais dos teus cantores favoritos, porque muuitos artistas estão fazendo shows por live no Instagram, Facebook e Youtube!

9. Viajar pelo computador

Conheces o Google Arts and Culture? Podemos visitar museus, monumentos, bibliotecas incríveis, lugares que inspiraram autores de livros, apreciar arte de rua e muito mais: tudo sem sair de casa!

10. Continuar sonhando com o mundo

Isso vai passar, e o mundo vai continuar lindo à nossa espera, só vamos adiar um pouquinho os planos de conhecê-lo mais. Por enquanto, continuamos lendo, vendo fotos e salvando todas as dicas dos lugares que pretendemos conhecer em breve!

View this post on Instagram

Qual é a melhor estação para visitar Portugal? TODAS! O que não faltam são belezas para explorar por aqui! Desde praias paradisíacas a montanhas com neve. Cascatas que convidam para um mergulho e um vale que encanta pela paisagem e pelos sabores. Há cidades históricas e outras que parecem contos de fadas! Independentemente da estação, cidades como Coimbra, Porto, Aveiro, Lisboa, Guimarães e Braga são encantadoras sempre! Mas deixo aqui a minha declaração de amor às paisagens que merecem ganham um brilho extra em épocas especiais: Outono: Vale do Douro Verão: Algarve, Parque Nacional Peneda-Gerês, Costa Vicentina Primavera: Sintra, Cascais, ilha das Berlengas Inverno: Parque Naturnal Serra da Estrela Post especial para @judithbackes, @cleote e @byrosananeves, que já me contaram que sonham em conhecer Portugal! ☺️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🇺🇸 What is the best season to visit Portugal? ALL OF THEM! There is no shortage of beauties to explore around here! From paradisiacal beaches to snowy mountains. Waterfalls that invite us for a swim and a valley that enchants for its landscape and flavors. There are historic cities and others that look like out of fairy tales! Regardless of the season, cities like Coimbra, Porto, Aveiro, Lisbon, Guimarães and Braga are always charming! But here I declare my love for those landscapes that get an extra shine in special seasons: Fall: Douro Valley Summer: Algarve, Peneda-Gerês National Park, Vicentine Coast Spring: Sintra, Cascais, Berlengas Island Winter: Serra da Estrela Natural Park ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 📸@judejumaria #AmandaSemFronteirasPortugal #dicasdeviagem #roadtrip #roteiro #douro #portugal #tourpelomundo #2019bestnine #repostandoomundo #brasileiraspelomundo #destinosimperdiveis #universoviajante #viajoteam #worldcaptures #travellingthroughtheworld #picoftheday #iatipelomundo #viajonajanela #siganaviagem

A post shared by 🌍 Viagem | Viver em Portugal (@amandasemfronteiras) on

O que mais vocês têm feito? Contem-me nos comentários!

Fiquem em casa, fiquem bem! Beijos, Amanda ❤