Descobrindo Portugal: Serra da Lousã e Aldeias do Xisto

Em tempos de pandemia, o destino perfeito é aquele perto de casa, sossegado, que não é alvo de turismo de massa. A recomendação do governo português é para aproveitarmos as férias 2020 em Portugal e, assim, além de evitar o risco de contágio indo para outros países, estamos incentivando um pouco a indústria turística que foi (e ainda vai ser) muito afetada este ano. Então, o meu plano é descobrir e mostrar para vocês regiões que eu ainda não visitei e evitar as áreas de turismo em massa. O meu primeiro destino foi a belíssima Serra da Lousã e as encantadoras Aldeias do Xisto: salvem já este roteiro, porque é outra região incrível de Portugal que vocês também devem descobrir!

Melhor forma de explorar a região

A apenas 40km da bela Coimbra, a Serra da Lousã localiza-se entre os aeroportos do Porto e de Lisboa (200km para norte ou para sul). Para explorar a região com total liberdade, o melhor é alugar um carro e partir para a estrada. Para economizar na tua roadtrip, usa o cupom IABRL15 e garante 15% de desconto no aluguel de carro com a Centauro (válido até fim de 2020 – extras não incluídos)!

A Serra da Lousã fica pertinho de Coimbra, então combina muito bem com quem está viajando pela região centro. PAra visitar, sem dúvidas recomendo que façam o trajeto de carro, para terem toda a liberdade de moldar o roteiro e fazer as paradas de acordo com o tempo que quiserem.

Onde ficar na Serra da Lousã e região

Exploramos essa região enquanto ficamos hospedados na sossegada Casa de Campo de Soutelo (Vila Nova de Poiares), a apenas 20km de Coimbra, mas já numa região serrana.

Para quem preferir ficar hospedado Coimbra ou Lousã, veja centenas de opções de acomodação no Airbnb (com direito à descontão na tua primeira reserva) ou no Booking.com.

Seguro Viagem

Já sabemos a importância de estarmos cobertos por um Seguro Viagem, que além de ser uma exigência para brasileiros entrarem em qualquer país do Espaço Schengen, também nos livra de eventuais despesas de saúde, extravio de bagagem, atraso ou perda de voo, repatriação, além de todo apoio prestado pelas seguradoras.

Para garantires o melhor serviço ao menor custo, compara ofertas de diversas seguradoras e ganha 5% de desconto imediato usando o cupom ASEMFRONTEIRAS5 em Seguros Promo e também com a IATI Seguros e esteja protegid@, em caso de imprevistos desagradáveis durante a tua viagem!

Roteiro pelos encantos da Serra da Lousã e Aldeias de Xisto
Serra da Lousã

Castelo da Lousã: criado no século XI para defender e controlar os acessos a Coimbra, este castelo respira história! Localizado ao lado da praia fluvial, é uma visita 2 em 1!

Praia Fluvial da Senhora da Piedade: este pequeno refúgio com piscinas fluviais é o destino mais desejado para os dias de intenso calor na Serra da Lousã. Não deixem de aproveitar a água geladinha deste riacho para se refrescarem um pouco!

Baloiço de Trevim: destino para uma visita ao final do dia, para apreciar a belíssima paisagem com a luz do pôr-do-sol!

Aldeias do Xisto

No total, são 27 as Aldeias de Xisto, que são conhecidas por este nome devido às pedras que caracterizam estas montanhas e que foram usadas na construção destas aldeias. Desde 2001, um projeto turístico merecidamente voltou a trazer vida à esta bela região que encontrava-se esquecida. Visitei e aproveitei muito as Aldeias de Talasnal e do Casal Novo, passei rapidamente pela Aldeia de Candal e também recebi recomendações para Cerdeira. Para mais detalhes sobre cada aldeia, sugiro que consultem o site oficial das Aldeias do Xisto.

Candal

Talasnal é a Aldeia de Xisto mais famosa e turística, carinhosamente apelidada de “Montanhas de Amor”. Realmente é muito fofa e com mais estrutura turísticas e restaurantes. Almoçamos um delicioso bacalhau com batatas à murro na área externa do Restaurante Ti Lena, deixo aqui a recomendação (mas sugiro ligar para reservar)!

A Aldeia do Casal Novo é menor e menos turística, mas também cheia de encantos e belos cenários. Quem estiver com energia, pode fazer uma trilha entre a aldeia de Talasnal e do Casal Novo (aproximadamente 40min) ou, se preferir a versão mais rápida, de carro estão a uma distância de 7 minutos.

Penacova

Os Moinhos de Gavinhos fazem parte do Roteiro do Arista, em Penacova, e merecem uma visita pela vista para a serra e também pelo lindo cenário para fotos! Os Moinhos eram, antigamente, usados para tornar os cereais em farinha, mas apenas um deles está bem conservado e ainda é utilizado entre os meses de maio e outubro.

Para conhecer mais do Roteiro do Arista, acessa o site oficial do município de Penacova.

Eu fiz este roteiro em 3 dias, em um mix com muito descanso, mas quem tiver menos tempo disponível, pode tranquilamente organizar este roteiro para 2 dias. Gostaste do roteiro e dicas? Marca aqui quem tu gostarias de levar para conhecer essa linda região de Portugal!

** Este post contém links para sites afiliados. Ao comprar serviços oferecidos por estes sites, tu não pagarás nenhuma taxa a mais, muitas vezes ganharás descontinhos e ainda estarás ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras a trazer mais e mais dicas pra ti! Este site parceiro não manipula a minha opinião sobre a experiência que relatei neste post ou sobre o serviço oferecido. Recomendo apenas o que uso e confio, para ajudar no planejamento e organização da tua viagem! **