O charme do Outono no Douro: roteiro imperdível!

Gastronomia maravilhosa, passeio de barco pelo Rio Douro, vilarejos encantadores, vinícolas e paisagens apaixonantes é a lista do que vais encontrar neste passeio ao Vale do Douro.

Adoro tanto essa região, que já visitei várias vezes, afinal fica a apenas 1h e 30min do Porto! Em 2018, fiz um tour personalizado com a Lab Portugal Tours, em um bate-e-volta de um dia a partir do Porto. Podes ler mais sobre este passeio no artigo Enoturismo no Vale do Douro!

Neste artigo, vou contar mais sobre o passeio que fiz com a Gi, do @over100cities, e a Ju, do @judejumaria, no outono passado. Vem descobrir o Douro comigo?

Quando visitar o Douro

Este roteiro pode ser aproveitado em qualquer estação do ano, mas no outono, o Douro ganha um charme especial, já que as parreiras (ou vinhas, como dizem por aqui) assumem cores que deixam as paisagens ainda mais apaixonantes!

Outro motivo para visitares o Vale do Douro no início desta charmosa estação é que, com o outono, chega também a temporada de VINDIMA e tu sabias que podes participar desta experiência? Não são todas, mas algumas quintas no Vale do Douro abrem as portas para receber turistas-voluntários, que ajudam a colher uvas e, assim, conhecem a realidade por trás daquela maravilhosa taça de Vinho de Porto! Tu gostarias de viver essa experiência ou preferes ficar só na degustação?🍷

Melhor forma de explorar a região

A partir do Porto, é possível ir ao Douro de trem (PT comboio) ou barco, mas eu considero que a melhor forma é de carro, que te permite liberdade para explorar bem a região!

Quando pensares em fazer uma #roadtrip como esta, aproveita o cupom de desconto IABRL15 e economiza 15% no aluguel de carro com a Centauro (válido até fim de 2020 – extras não incluídos)!

Onde ficar no Vale do Douro

Nesta viagem ao Douro, fiquei hospedada no Lamego Hotel Life e é a minha dica de acomodação para a tua viagem!

Com uma área de 3 hectares, além da área moderna do hotel, com belas áreas comuns, SPA, academia, piscina interna e externa, o complexo também inclui um palacete que pertenceu a um comendador português que emigrou para o Brasil. Impossível não se apaixonar por esse cantinho!

E também não posso deixar de comentar sobre o café da manhã delicioso (e com uma vista especial) e o conforto do quarto, fundamental para descansar depois de um agitado dia de passeio!

Seguro Viagem

Já sabemos a importância de estarmos cobertos por um Seguro Viagem, que além de ser uma exigência para brasileiros entrarem em qualquer país do Espaço Schengen, também nos livra de eventuais despesas de saúde, extravio de bagagem, atraso ou perda de voo, repatriação, além de todo apoio prestado pelas seguradoras.

Para garantires o melhor serviço ao menor custo, compara ofertas de diversas seguradoras e ganha 5% de desconto imediato usando o cupom ASEMFRONTEIRAS5 em Seguros Promo e também com a IATI Seguros e esteja protegid@, em caso de imprevistos desagradáveis durante a tua viagem!

Roteiro pelos encantos do Vale do Douro
Dirigir pela N-222 e apreciar a paisagem

Dirigir pela N-222 e apreciar esta paisagem já é, sem dúvidas, uma das grandes atrações! A N-222 já recebeu o título de melhor estrada do mundo para dirigir, pelo seu mix perfeito de curvas, retas e vistas incríveis, e é difícil não concordar! Dirigir ao longo da margem do rio Douro, do Pinhão ao Peso da Régua, é sem dúvidas um dos passeios imperdíveis no Vale do Douro!

As parreiras enfileiradas em “terraços” nas encostas das colinas, à beira do rio, formam uma paisagem lindíssima. O Alto Douro Vinhateiro consta na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o que ajuda na conservação da paisagem, já que a construção de novos terraços ou hotéis, por exemplo, é controlada.

Passeio de Barco pelo Rio Douro

Um passeio de barco pelo rio Douro é outra atração imperdível! Já fiz dois, mas vou recomendar o que mais gostei e tenho certeza que tu também vais adorar: tour privado com a @douro_vintage_boat_trips. Percorremos o Douro durante aproximadamente 1h, rumo à Espanha, enquanto apreciávamos a paisagem e aprendíamos sobre a região e os seus vinhos DOC Douro e do Porto.🍷

Como se não bastasse ser um passeio privado e recebermos toda a atenção e simpatia da equipe, ainda tivemos direito a um brunch com DE-LI-CI-O-SOS produtos artesanais da região! A @douro_vintage_boat_trips oferece um serviço adaptado a cada cliente e é impossível não ser contagiado pela paixão que têm pelo Douro!

Visita uma (ou mais) quinta de vinho!

Ir ao Douro e não visitar uma das quintas onde se produz os adorados Vinho do Porto e Vinho Douro DOC é como ir à Roma e não ver o Papa, então não se perde uma oportunidade dessas, né?

Nós visitamos a Quinta do Bomfim, localizada em Pinhão, às margens do Rio Douro, e é impossível não recomendar esta experiência! Fizemos uma visita guiada, em que aprendemos mais, provamos e aprovamos diversos tipos e marcas de vinhos da @symingtonfamilyestates.

Visita os miradouros!

Entre vários miradouros, eu não consigo escolher qual é o meu preferido, então tu precisas visitar pelo menos estes dois e depois me contar qual gostaste mais!

Estação de Pinhão

Visita a Estação de Comboio de Pinhão: com o estilo original e os azulejos tipicamente portugueses, é também parada obrigatória!

Provesende

Nada mais português do que as pequenas aldeias! A aldeia de Provesende tem um encanto especial, porque exibe seus solares (antigas residências nobres) distribuído por estreitas ruelas circundadas pelas vinhas .

Gostaste do roteiro e dicas? Marca aqui quem tu gostarias de levar para conhecer essa linda região de Portugal e compartilha com os amig@s que também querem conhecer mais desta terrinha! Ah, e não deixa de ler também o artigo Enoturismo no Vale do Douro!

** Este post contém links para sites afiliados. Ao comprar serviços oferecidos por estes sites, tu não pagarás nenhuma taxa a mais, muitas vezes ganharás descontinhos e ainda estarás ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras a trazer mais e mais dicas pra ti! Este site parceiro não manipula a minha opinião sobre a experiência que relatei neste post ou sobre o serviço oferecido. Recomendo apenas o que uso e confio, para ajudar no planejamento e organização da tua viagem! **

⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀