Vale a pena morar em Portugal? 10 motivos por que amo viver aqui!

Viver no exterior é uma escolha que renovamos todos os dias, porque obviamente nenhum lugar no mundo é perfeito, além de que a distância do Brasil e as saudades pesam muito, então precisamos sempre refletir sobre para qual lado esta balança pende mais. Desde o início de 2017, todos os dias escolho viver em Portugal pelos 10 motivos que descrevo neste artigo e também no vídeo que publiquei no YouTube!

1. Oportunidades

O principal motivo que me trouxe para Portugal e que me mantém aqui até hoje são as oportunidades que esse país oferece para quem quer reconstruir a vida no exterior, estudando e/ou trabalhando!

Por aqui há oportunidades de emprego em diversas áreas e a lei imigratória não apresenta grandes limitações em relação ao visto: independentemente da área de atuação ou do salário anual, é possível aplicar ao visto/autorização de residência para fins de trabalho. Assim, o fato de ser estrangeiro não é uma barreira para os empregadores: o que importa é o teu currículo, experiência e perfil.

Além disso, depois de 5 anos vivendo legalmente em Portugal, já podemos solicitar a Autorização de Residência Permanente e a Cidadania Portuguesa! Isto é um país de oportunidades ou não é?

2. Qualidade de vida

Segurança, liberdade, acesso ao sistema de saúde pública a baixos custos, educação de qualidade, possibilidades e oportunidades, são alguns dos pontos positivos encontrados em Portugal e que, para mim, são sinônimos de qualidade de vida e têm um valor imensurável!

3. Ensino Superior

Foi isso que me trouxe para Portugal e é o que mais recomendo: o ensino superior é de qualidade, os valores são acessíveis e o processo de candidatura é muito mais fácil do que se imagina! Isso sem falar que saímos desta experiência com o currículo enriquecido com um título internacional e uma prova de que não temos medo de desafios, duas características muito valorizadas em uma candidatura de emprego!

4. Facilidade de Adaptação

Costumo brincar que Portugal é o Brasil na Europa, e por muitos motivos: idioma, gastronomia, música, clima, etc! Uma coisa que me surpreendeu muito quando cheguei em Portugal, foi perceber o quanto eles absorvem da nossa cultura, músicas, novelas e notícias, enquanto lamentavelmente no Brasil não temos a mesma consideração.

Por aqui, até nas redes de supermercado normais encontramos tapioca, guaraná, açaí, bombons, cachaça, mamão, pão de queijo, e vários outros produtos tipicamente brasileiros, além dos mercados e restaurantes brasileiros nas cidades maiores, onde encontramos produtos mais específicos e aquele sabor de casa. Além disso, várias marcas brasileiras, como Havaianas, Ipanema, Boticário e Melissa estão presentes aqui também! Apesar de serem mais caros, felizmente temos acesso a muitos produtos e comidinhas para matar a saudade de vez em quando!

Apesar das diferenças em palavras, expressões e estrutura gramatical, sem dúvidas o idioma facilita muito a comunicação, para quem pretende sair do Brasil mas não sabe falar qualquer idioma estrangeiro.

5. Acordos entre Brasil e Portugal

Brasil e Portugal têm diversos acordos que facilitam muito a vida dos expatriados, por exemplo:

  • equivalência do INSS entre um país e outro, assim podemos decidir em qual país aposentar-se (ou 🇵🇹 reformar-se) no futuro;
  • redução dos valores (propinas) dos cursos universitários para estudantes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assim não precisamos pagar os valores altíssimos aplicáveis a outros alunos internacionais;
  • estatuto de igualdade de direitos e deveres, que nos permite votar e concorrer a cargos públicos, por exemplo;
  • PB4, que nos dá acesso ao sistema nacional de saúde nos mesmos parâmetros que um cidadão português.
6. Diversidade de paisagens

Mesmo tão pequenino, Portugal tem uma diversidade enorme de lugares para conhecer: grutas, cascatas, praias, vilarejos, cidades, montanhas, vales… Dá uma olhada nestas fotos e me conta: é possível não ficar encantado?

7. Facilidade de viajar

Uma das coisas que mais amo de morar por aqui é a facilidade de viajar, especialmente pela Europa, a um baixo custo. As muitas companhias aéreas low cost, como Ryanair e Easy Jet, nos aproximam do mundo e dos sonhos! Quem não adoraria fazer viagens de ida e volta por menos de € 20?

8. Clima

Com as 4 estações bem definidas e inverno muito mais ameno que a maioria dos outros países europeus, Portugal é ideal para quem quer viver na Europa sem sofrer muito com a diferença de temperatura. Quando mais ao sul de Portugal, mais elevadas são as temperaturas médias anuais!

9. Gastronomia

Vinho, bacalhau com natas (e outras mil e uma formas), azeitonas, francesinha, alheira, queijos, pastel de nata, tem como não se apaixonar pela gastronomia portuguesa? 🤍🤤

10. Custo de vida e Poder de Compra

Portugal tem um custo de vida baixo, especialmente em comparação a outros países da União Europeia, o que ajuda muito na hora de preparar-se economicamente antes de imigrar (mas atenção que o salário mínimo é baixo também). Além disso, o poder de compra em Portugal é muito superior ao poder de compra no Brasil: assiste já o vídeo de comparação de quantas horas precisamos trabalhar em cada um destes países para comprar alguns itens, com base no salário mínimo. Já fiz também um vídeo falando sobre o custo de vida médio no Porto, para que tenhas alguma referência de valores (importante lembrar que o custo de vida varia muito de acordo com a cidade, prioridades e estilo de vida de cada pessoa). Se ainda não assistiu aos vídeos, não perde essa oportunidade!

Me conta aqui, tu também sonhas em viver em Portugal?