10 sites que precisas conhecer antes de imigrar para Portugal

Hoje vim compartilhar 10 sites que precisas conhecer antes de imigrar para Portugal, porque serão muito úteis no planejamento e processo de mudança. Assiste também ao vídeo que publiquei no YouTube, para ver como funcionam estes sites!

Primeiro, começo pelos sites importantes para a tua entrada e permanência legal em Portugal:

1. VFS – Global: este site é muito útil para analisar os tipos de visto de residência existentes e saber como aplicar, quais são os documentos necessários e, também, acompanhar o teu processo de aplicação.

2. Site oficial do SEF: importante para saber os tipos de Autorização de Residência, documentos necessários, taxas e efetuar o agendamento.

Já em termos de aluguel ou investimento em imóveis, recomendo estes dois sites, que funcionam de forma muito simples e intuitiva, e conseguem filtrar localização, tipologia do imóvel, preço, e muito mais:

3. idealista.pt: neste site, adoro a funcionalidade de desenhar o mapa, e assim poder visualizar apenas moradias próximas à linha do metro, por exemplo.

4. imovirtual.com: funciona de uma maneira muito parecida ao idealista.pt, então vale a pena pesquisar casas, quartos e apartamentos para arrendar (alugar) ou comprar neste site também.

Queres saber quanto ganharias em Portugal, trabalhando na mesma área que trabalhas no Brasil? Então consulta os próximos sites desta lista!

5. meusalario.pt: este site é muito interessante para ter uma ideia de qual é o salário bruto médio mensal para a tua profissão, com os anos de experiência que tens.

6. Simulador de salário líquido 2021 – Doutor Finanças: depois de saber qual é o salário bruto médio mensal, que tal simular também qual seria o salário líquido? Este site te ajuda a calcular isso, considerando a região de Portugal onde pretendes viver (Continental, Madeira ou Açores), teu agregado familiar, e outros rendimentos. No vídeo, eu mostrei melhor como fazer esta simulação!

Agora que já tens uma noção sobre o salário bruto e líquido médio em Portugal na tua área, é hora de colocar mãos à obra e começar a procurar emprego! Dependendo da área, é possível conseguir emprego em Portugal mesmo ainda estando no Brasil, como nos contou o Leonardo, do @ti.portugal, na live sobre como a área de Tecnologias da Informação em Portugal.

7. Linkedin: esta é uma das principais plataformas de emprego usadas em Portugal, muito usada pelas empresas para anunciar vagas, buscar candidatos e confirmar referências;

8. neuvoo.pt

9. indeed.pt

Tu sabias que podes trocar a tua carteira de motorista brasileira pela carta de habilitação portuguesa? Pois é, inclusive, é preciso fazer esta troca antes de 90 dias após a emissão do teu título de residência, porque depois disso já não poderás mais dirigir com a CNH brasileira por aqui.

10. imtonline.pt: neste site, podes ver todos os passos para fazer essa troca!

Queres saber mais e ver como estes sites funcionam? Então não deixes de assistir ao vídeo que postei no YouTube!