Roteiro em Melgaço: um doce recanto no norte de Portugal

Melgaço é uma pequena vila portuguesa ainda pouco descoberta pelos turistas. Às margens do Rio Minho e na fronteira com a Espanha, é o lugar perfeito para quem precisa de um descanso ou quer conhecer uma nova região, longe das multidões (especialmente neste período de pandemia). Apesar de ainda não ser muito turística, a região é famosa pelo seu delicioso Vinho Verde Alvarinho. Pensei que teria um fim de semana de muito descanso à beira da piscina, mas a minha vontade de conhecer muito bem cada novo destino e viver mil e uma experiências foi mais forte, e preciso dizer que Melgaço me surpreendeu (e até faltou tempo para visitar tudo que gostaria)! Neste artigo, vou compartilhar com vocês um roteiro para curtir 3 dias em Melgaço e região!

O que fazer em Melgaço

Rafting no Rio Minho, com o @melgacoradical: esta experiência foi incrível e super recomendo para quem quiser viver uma aventura (com muita segurança). O passeio de rafting custa € 35/pessoa (preço em 2021 – consulta o site para ver os preços atualizados e fazer a tua reserva), Teve uma duração de aproximadamente 3h, começando com um briefing de segurança, recebemos o equipamento de segurança (colete e capacete), e lá fomos nós descer o Minho. Durante o passeio, há várias oportunidades para saltar no rio e se refrescar e, no final, ainda tivemos direito a um lanchinho para repor as energias. Além do Rafting, a @melgacoradical também faz passeios de canoagem, rafting noturno, rappel suspenso, salto pendular e outras aventuras!

Visitar uma Quinta de Vinho Verde Alvarinho: o meu vinho preferido! Eu conheci a @CasadeCanhotos e acompanhei o processo de engarrafamento, enquanto bebia vinho e espumante Alvarinho. A Quinta está em fase de expansão e em breve terão uma sala dedicada às provas de vinhos e as portas abertas para os turistas! Depois da visita, almoçamos uma deliciosa comida tradicional no Restaurante Jardim, que pertence à mesma família e está localizado a poucos metros da Quinta.

Caminhar pelos passadiços que vão do centro de Melgaço até um ponto perdido no mapa, à beira do rio e com vista para a Espanha. Eu fiz o percurso próximo ao @montepradominho e adorei!

Centro histórico da Vila de Melgaço: andar pelas ruelas fofíssimas é a atração principal, mas não deixes de passar pelo Castelo, pelo Museu do Cinema, pela Igreja Matriz de Melgaço e pelo Solar do Alvarinho. E deixo um desafio pra vocês: quem visitar Melgaço e encontrar a casa desta mini-porta, me conta!

Visitar a região: entre as atrações da região, estão Monção, o Palácio da Brejoeira, as ruínas do Castelo de Castro Laboreiro e o Santuário da Nossa Senhora da Peneda.

Onde ficar em Melgaço

Para descansar, deixo aqui minha recomendação: o Monte Prado Hotel & Spa, um recanto de 4* à beira do Rio Minho, com vista para as montanhas espanholas, e envolto numa atmosfera verde. Um mix de tudo aquilo que adoramos num hotel: café da manhã delicioso, quarto super confortável e equipe muito simpática, com o bônus de ter uma piscina exterior, outra interior e spa. Assiste ao vídeo para ter uma noção desta experiência.

Onde comer em Melgaço

Jantamos na @TasquinhaPortela e foi uma experiência 5*, com pratos lindamente apresentados e saborosos, acompanhados com Vinho Alvarinho (obviamente) e muita simpatia! Preparem-se para salivar ao ler a lista de pratos que experimentamos (estão todos no vídeo, corre la espiar):

  • Entradas: Folhadinho de queijo de cabra com tomate, confitado com mel e amêndoas; alheira com grelos e ovo estrelado; folhado de cebola roxa caramelizada com Alvarinho e presunto;
  • Prato principal: naco de vitela à Tasquinha, com grelos e batatas à murro; arroz de feijão;
  • Sobremesa: pera bêbada com Alvarinho e sorvete de baunilha.

Na Tasquinha, há 32 marcas de Vinho Verde Alvarinho à escolha! Para a nossa sorte, eles têm um sistema de promover uma marca a cada semana, assim aceitamos a recomendação da casa e não sofremos para escolher!

O que torna os lugares especiais são as pessoas, não os monumentos

A cada viagem, tenho mais certeza disso! Escolhemos Melgaço por um acaso, mas que feliz acaso! Naquele fim de semana prolongado, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas do meu tipo preferido: verdadeiros apaixonados pela terra e pelo que fazem, e com visão para crescer e deixar uma boa pegada por aqui. Uma verdadeira inspiração e exemplo de excelentes profissionais trabalhando para mostrar o valor da sua região.

Meus mais sinceros parabéns ao Filipe, da @tasquinhaportela, que nos apresentou o seu novo menu, com todo o cuidado, apresentação impecável, atendimento excepcional e sabor divinal; ao Miguel, do @melgacoradical, que não só nos guiou no rafting pelo Rio Minho, como também nos acompanhou por um agradabilíssimo almoço no Restaurante Jardim, com feijoada, bacalhau e costeletas regadas com muita conversa e com o Vinho Alvarinho da @casadecanhotos, que também tivemos a oportunidade de visitar e acompanhar o processo de embalamento, enquanto bebíamos vinho e espumante Alvarinho e aprendíamos mais sobre o processo. E meu coração também é cheio de gratidão ao @montepradominho, que tão bem nos acolheu em Melgaço, para que pudéssemos descobrir essas experiências todas!

Só os tenho a desejar muita saúde, para que sigam com o trabalho, paixão e empenho que têm dedicado aos seus negócios, e que essa região venha a ser conhecida como merece!

A vocês, meus amigos, só tenho a dizer: DESCUBRAM MELGAÇO!

** Este post contém links para sites afiliados e fomos convidados para experimentar estas atrações em Melgaço. Estes parceiros não manipulam a minha opinião sobre as experiências que relatei neste post ou sobre o serviço oferecido. Recomendo apenas o que uso e confio, para ajudar no planejamento e organização da tua viagem! Ao comprar serviços oferecidos por estes sites, tu não pagarás nenhuma taxa a mais, muitas vezes ganharás descontinhos e ainda estarás ajudando o projeto Amanda Sem Fronteiras a trazer mais e mais dicas pra ti! **