15 Mitos e Verdades sobre Portugal

Em 24/01 foi ar um episódio do projeto #ReconstruindoNoMundo em que eu respondi 18 perguntas sobre Portugal, contando se são Mito ou Verdade! Fiquei chocada com a má impressão que vocês têm dos portugueses, então contei nesse vídeo qual é a minha opinião e também respondi várias questões interessantes para quem tem curiosidade, ou pensa em morar em Portugal. Neste artigo, vou contar resumidamente a minha opinião sobre esses tópicos, então, se quiserem o conteúdo completo, convido vocês a assistirem o vídeo no YouTube ou ouvir o Podcast!

Importante lembrar que esta é a minha opinião, baseada nas experiências que eu vivi nos últimos 4 anos, mas cada pessoa passa por experiências únicas e isso pode levar a opiniões diferentes das que exponho aqui.

Neste artigo, respondo se é mito ou verdade que:

É verdade que é fácil conseguir visto de trabalho em Portugal?

VERDADE! A legislação portuguesa é muito aberta a receber imigrantes que queiram trabalhar. Independentemente do cargo e salário, basta conseguir uma oferta de trabalho, que já podes dar entrada na solicitação de visto / autorização de residência (e atendendo também as outras regras para conseguir a aprovação, é claro!), então não há grandes entraves burocráticos! Vê mais informações no site oficial do SEF.

É verdade que é fácil se adaptar em Portugal?

VERDADE! Não só pelo idioma, mas me sinto em casa em Portugal por muitos motivos! A comunidade brasileira em Portugal é muito grande, então facilmente encontramos comidas, músicas, novelas, produtos brasileiros e muito mais! Além disso, acho o clima do Porto muito parecido ao do Rio Grande do Sul, então, para mim, até isso foi “fácil” de acostumar.

É verdade que os portugueses são mal-humorados, rudes e grosseiros?

Um pouco mito, porque não concordo com generalizações, cada pessoa é diferente e não gosto de “classificar” os portugueses como se fossem todos iguais.

Um pouco verdade, porque são SIM diferentes dos brasileiros e costumam ser muito mais diretos, literais e frontais, o que pode soar rude, mas a verdade é que estão sendo duramente sinceros e sem filtros.

É verdade que o salário mínimo é baixo pelo custo de vida e que Portugal não é um país para enriquecer?

VERDADE! Apesar de o custo de vida em Portugal ser relativamente baixo (dependendo da cidade), comparado a outros países europeus, e o poder de compra aqui ser muito mais elevado do que no Brasil, o salário mínimo também é muito baixo e é apertado para viver em cidades grandes e pagar aluguel. Por isso, infelizmente concordo que Portugal não é o país ideal para quem quer economizar e enriquecer, porque é muito provável que te sobrem menos euros no final do mês do que tu gostarias!

É verdade que brasileiro pode morar em Portugal sem visto?

MITO! É verdade que existem muitos brasileiros que vieram para Portugal como turistas e ficaram, depois conseguiram emprego e se legalizaram, mas isso não significa que PODE: isso é IMIGRAÇÃO ILEGAL e pode vir muita dor de cabeça daí! Recomendo sempre que se organizem, para imigrar para Portugal legalmente, com visto de estudos, trabalho, reagrupamento familiar, etc. Já falei sobre como viver legalmente em Portugal isso nesse artigo, dá uma olhadinha lá!

É verdade que existem muitas oportunidades para os brasileiros?

VERDADE! Não sabemos exatamente como ficará a situação econômica pós-pandemia, mas considero Portugal um país de oportunidades por diversos motivos, por exemplo: conseguir visto/AR de trabalho, sem grandes burocracias; poder acessar o ensino superior sem gastar uma fortuna; poder solicitar a naturalização e cidadania portuguesa após 5 anos vivendo legalmente no país; poder viver com qualidade de vida, segurança, boa educação e saúde.

É verdade que é muito frio no inverno?

VERDADE! Apesar de ter um clima muito mais ameno que outros países europeus, em Portugal o inverno também é rigoroso, com muito vento e neve em algumas regiões. Para piorar a situação, as casas portuguesas não são bem preparadas para o inverno. Uma pesquisa feita pelo EU-SILC em 2019 apontou que 18,9% dos entrevistados em Portugal respondeu que não tem capacidade financeira para manter a sua casa aquecida, enquanto a média nos outros países da União Europeia é de apenas 7% (EU-SILC)! Isto porque, em Portugal não é comum as casas terem aquecimento central, então dependemos de fontes externas de aquecimento (aquecedor, ar condicionado…) e haja dinheiro para pagar a conta no fim do mês (e isso também confirma a questão de que os salários são baixos para o custo de vida em Portugal). Leiam mais sobre isso neste artigo, do Jornal Público.

É verdade que as comidas são deliciosas?

VERDADE! Bacalhau com natas, francesinha, pastel de nata, alheira, pataniscas de bacalhau, broa, rabanadas, e por aí vai… sou apaixonada pela gastronomia portuguesa!

É verdade que os Portugueses assistem as novelas brasileiras?

VERDADE! Isso foi algo que me surpreendeu muito quando cheguei em Portugal! Eles realmente assistem muitas novelas brasileiras, ouvem muitas músicas nossas, assistem futebol e muitas notícias!

É verdade que é possível fazer amigos portugueses?

VERDADE! Seja no trabalho, universidade ou vida pessoal, é SIM possível conhecer e fazer amigos portugueses!

É verdade que apesar de ambos os países falarem português, existem algumas dificuldades na comunicação?

VERDADE! Além do sotaque ser forte, há muitas expressões e palavras diferentes, ou com significados diferentes, que podem causar alguma dificuldade na comunicação (por exemplo, rapariga ou puto). Mas com bom senso e calma, logo se acostuma e dá para se entender bem! Todas as segundas-feiras, tenho postado no Instagram a série “Dicionário PT PT = PT BR”, dá uma olhada nos destaques para ver algumas das diferenças!

É verdade que o poder de compra em Portugal é baixo?

VERDADE E MITO, depende qual é a tua base de comparação! Comparado a outros países europeus, sim, o poder de compra em Portugal é baixo, mas comparado ao Brasil, é alto. Neste vídeo, comparei o poder de compra em Portugal e no Brasil, considerando o salário mínimo em cada um dos países. As outras participantes do #ReconstruindoNoMundo também fizeram essa comparação, e analisando todos os países, dá para perceber o que o poder de compra em Portugal é muito inferior ao da Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, por exemplo!

É verdade que Portugal é um país muito seguro?

VERDADE! Em 4 anos em Portugal, nunca me senti em uma situação de perigo, nem conheço alguém que já tenha sido assaltado por aqui! A sensação de poder andar sozinha à noite e poder ficar tranquila e distraída mexendo no celular na rua, não tem preço! Então SIM, é verdade que me sinto muito mais segura aqui em Portugal, morando no Porto, do que me sentia em uma cidade pequena no Brasil.

É verdade que há preconceito com imigrantes?

MITO, porque não considero Portugal e os portugueses xenófobos e preconceituosos de uma maneira geral, porque se fossem, a legislação não seria tão aberta para receber imigrantes, as empresas não seriam tão receptivas em contratar imigrantes, e não haveriam tantos brasileiros e outros estrangeiros por aqui.

VERDADE que aqui também existem pessoas preconceituosas, como infelizmente há em qualquer lugar do mundo. O importante é não deixar que essas pessoas pobres de espírito te atrapalhem, ou te façam sentir mal por estar buscando uma vida melhor e oportunidades melhores para ti. A nossa nacionalidade é nosso orgulho, jamais uma vergonha ou motivo de ofensa!

É verdade que os cursos universitários são muito baratos em Portugal?

VERDADE! Claro que os valores variam de acordo com a universidade e curso escolhido, mas para que tenham uma ideia, é possível fazer um mestrado por menos de € 5 mil pelo total dos 2 anos de curso!

Estas foram as minhas respostas para 15 das perguntas que recebi de vocês pelo Instagram! Agora me conta a tua opinião! O que mais gostaste de saber? O que mais te surpreendeu sobre estes mitos e verdades sobre Portugal?